Entrevista com Fagner Moreira Lima

sábado, 15 de agosto de 2009

Resumo Histórico de Fagner Moreira Lima

Fagner Moreira Lima, 14 anos filho de Luciano Augustinho de Lima Filho e Maria de Fátima Moreira Lima, iniciou seus estudos na Escola Municipal Hilário José Moreira na comunidade de Araçazinho, município de Nova Fátima-Ba, onde estudou do maternal à 2ª série com a sua mãe. Transferido para Escola Municipal Francisca Mendes Guimarães, na sede deste município, estudou a 3ª e 4ª série do ensino fundamental, em 2006 para o Colégio Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde estuda atualmente a 8ª série.
Ingressou no Programa de Erradicação do Trabalho infantil - PETI e Projeto Baú de Leitura – PBL em 1º de julho de 2005, onde iniciou sua trajetória de participação Social. Em 2006 participou do Ciclo da Agricultura Familiar em Feira de Santana, onde na oportunidade participou de uma Peça Teatral em conjunto com mais cinco alunos do PETI de Nova Fátima sobre a coordenação do Educador Social Erisvaldo de Andrade. Fagner foi brilhante na sua apresentação, que novos horizontes foram surgindo para o garoto que despertou do campo de Sisal onde trabalhou na sua infância, ajudando seu pai desde os oito anos de idade, ele foi sendo convocado para outros espaços de discussão e construção de Políticas Públicas para Criança e Adolescente tais como: Conferências Municipal e Estadual dos Direitos da Crianças e Adolescentes, Construção do Plano Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente, Fóruns Comunitários do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Lançamento do Relatório Anual de atividades do MOC – Movimento de organização Comunitária em 2007, Seminário EDUCAÇÃO: RESPOSTA CERTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL, marcando o Dia 12 de junho sendo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o evento aconteceu em Salvador dia seis de junho de 2008, participou também do Fórum Comunitário de Avaliação e cerimônia de entrega Selo Município Aprovado, Edição 2008.
Continuando sua caminhada, participou do Encontro Preparatório do Pacto Nacional dos Comitês Estaduais Um Mundo Para a Criança e o Adolescente do Semi-árido, em Recife-PE nos dias 27, 28 e 29 de maio do ano em curso. Sendo convocado pelo MOC devido as suas belas apresentações anteriores. Na oportunidade participaram também outros 21 jovens sendo ele escolhido democraticamente para representar o Semi-árido Brasileiro no J8 2009 em Roma Itália de 04 a 12 de Julho. Outros Três jovens brasileiros fizeram parte da comitiva representando a Plataforma Urbana, Região Amazônica e Centro-Oeste, todos em Companhia de dois representantes da UNICEF Brasil. Esses quatro Jovens brasileiros se juntaram com mais cinqüenta e dois jovens de diversas nacionalidades para discutirem os seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente no contexto da crise financeira global, mudanças climáticas, desenvolvimento na África e educação.
Fagner foi recebido pelo governador do estado Jaques Wagner em seu gabinete na terça-feira 09 de junho, em companhia de seus pais e de seu irmão Leones Moreira Lima, além da Secretária de Educação, Florisvalda Oliveira Rios de Oliveira representando o Prefeito Manoel Santos de Oliveira, Vera Carneiro representando o MOC, Erisvaldo Andrade, representando o PETI e Iara Farias representando o UNICEF. Na quarta-feira 17 de junho este Jovem Nova Fatimense, participol de uma teleconferência em Salvador, para tratar de assuntos referentes ao Junior 8.
Foi recepcionado pelos seus conterrâneos ao chegar em Nova Fatima,representantes de entidades governamentais toda população e uma comitiva de campo formoso.
Fagner no ultimo dia 29 de julho junto ao prefeito secretaria de educação e pedagoga do município participou da mesa discursou e abriu a 1ª conferencia municipal da educação sendo assim parabenizado varias vezes.
No dia 30 participou da mesa,discursou e foi delegado na 4ª conferencia municipal dos direitos da criança e do adolescente a onde mas uma vês foi eleito para ser delegado na7ª conferencia estadual.

Fagner Moreira Lima é motivo de orgulho para seus pais e sua história de vida serve como exemplo para outros jovens, onde demonstra que é possível viver no Sertão.

Texto: Erisvaldo Andrade
Contribuição: Fagner Moreira Lima e Maria de Fátima Moreira Lima
.

2 comentários:

luciene eventos disse...

coloca as fotos do lado do blog. se não fica o espaço muito livre.

luciene eventos disse...

ei cuidado com a escrita viu! nada de separação de nome errado cuidado rs rs rs

Postar um comentário