Entrevista com Fagner Moreira Lima

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BAHIA - Rejupe será ampliada para o Semiárido


Salvador (BA), 18 de outubro de 2012 -Em parceria com 16 instituições baianas de apoio ao adolescente, o Governo do Estado intensificará a constituição da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe). A rede, criada em Salvador, em fevereiro deste ano, por articulação da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), tem como objetivo promover o esporte educativo, fortalecendo os valores dos cidadãos em formação e educando para a defesa dos direitos dos adolescentes em grandes eventos esportivos, a exemplo da Copa 2014.
A Rejupe será ampliada, através do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, para cidades dessa região da Bahia, em cooperação com organizações não-governamentais como o Instituto Fazer Acontecer (IFA), que utiliza a metodologia dos três tempos. Segundo o diretor do IFA, Renato Paes de Andrade, a metodologia é um exemplo de inclusão e conscientização dos direitos e deveres do adolescente na sociedade.
A metodologia dos três tempos consiste na utilização do esporte como ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento social dos envolvidos com a prática esportiva. No primeiro tempo, realiza-se a discussão e estabelecimento das regras; no segundo, realiza-se o jogo propriamente dito e no terceiro tempo ocorre uma reflexão coletiva dos jogadores sobre as regras estabelecidas no primeiro tempo, sobre condutas adotadas durante a prática e a construção de posturas éticas frente aos acordos (regras) estabelecidos coletivamente.
Em reunião organizada pela Serinter, no dia 10 deste mês, com instituições parceiras do projeto como a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Fundação Cidade Mãe e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foram apresentadas propostas para expansão da atuação da Rejupe. O projeto de ampliação da rede pretende alcançar também instituições não ligadas ao esporte, mas que trabalham com adolescentes, além de articular atividades esportivas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e jovens com deficiência. A próxima reunião da Rejupe está marcada para o dia 21 de novembro.
A Rede de Adolescentes e Jovens Pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo é uma iniciativa promovida em nível nacional pelo UNICEF, que conta com a parceria técnica do Instituto Internacional pelo Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).
Fonte: Secom BA

0 comentários:

Postar um comentário