Entrevista com Fagner Moreira Lima

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nova Fatima: cidade com grande agito nos ultimos dias.


É tenso o clima político na cidade de Nova Fátima, município localizado no território da Bacia do Jacuipe, em consequência da "quebra de braço", entre os cinco vereadores da oposição, que resistem em aprovar projetos de créditos adicionais para a Prefeitura, uma suplementação do orçamento municipal, cujo autor das solicitações é o prefeito Manoel dos Santos (PT).
Com o plenário lotado e algumas pessoas em estado visível de nervosismo, protestando em voz alta com palavras ameaçadoras, caso os vereadores não aprovassem os pedidos do executivo e outras, portanto cartazes onde afirmavam que a economia do município necessitava continuar em alta, que os funcionários públicos precisavam pagar seus débitos e que os vereadores, que pediram seus votos, votassem a favor deles, a sessão teve inicio ás 18h na Terça Feira onde foi encerrada sem sucesso.
A não aprovação do credito suplementar do Município causou revolta na população que ficou na câmara até as 00:50 da noite, onde os vereadores só podem sair depois que policiais da região se fez presente no Local para conter a população.
O prefeito Manoel dos Santos permaneceu todo tempo no gabinete da Prefeitura acompanhando a situação. No dia 17 de Novembro de 2009, houve uma sessão com igual tensão na Câmara de Vereadores de Nova Fátima, que terminou com apedrejamento e um quebra-quebra na sede do poder legislativo. Na terça-feira, 17 de Agosto de 2010, aconteceu mais uma sessão tumultuada quando dezenas de pessoas foram conferir a votação dos projetos que solicitam Créditos Adicionais para a Prefeitura do município. A votação não ocorreu, porém ficou firmado entre os dois poderes.
Coma situação tão grave os servidores públicos viram que eles seriam os únicos prejudicados no caso então resolveu realizar uma greve no município
Diante do não pagamento dos salários e o impasse entre os poderes executivo e legislativo, os funcionários municipais, depois de realizarem uma assembleia no Sindicato da categoria, resolveram paralisar as atividades por tempo indeterminado, até que a situação seja resolvida. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Fátima, Almirete Maia Pinheiro disse que os funcionários são quem estão sofrendo com esta disputa de poder. "Nós queremos os nossos direitos e diante da situação realizamos uma assembleia, pois estamos com os salários atrasado e nós não temos nada com a briga do prefeito com a câmara e decidimos entrar em greve por tempo indeterminado até decidir quem é culpado, se perfeito ou vereadores. O que nós queremos é o respeito com categoria e não temos nada com esta briga", afirmou.
Segundo a diretoria a greve pacifica e respeitável agindo de forma que não tenha vandalismo.
O evento continurar em quanto não houver um resultado concreto.

Fagner não esteve em nem um momento no evento mas nos comentou que a melhor forma de resolver o problema é entra em um acordo de uma forma agradável.
Fagner estava durante todo momento em sua residência preparando material e palestras dos movimentos sociais que seram utilizados em municípios que ele vai visitar nos próximos dias, não se envolveu no assunto até o momento.

0 comentários:

Postar um comentário