Entrevista com Fagner Moreira Lima

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A força do protagonismo juvenil

Integrantes da Rede A Voz dos Adolescentes elaboraram durante o II Seminário “A voz dos Adolescentes no Pacto do Semiárido” uma carta de recomendação aos candidatos que concorrem ao pleito deste ano. O objetivo é que o político eleito leve em consideração os anseios e necessidades dos jovens que vivem no semiárido brasileiro. Assim como o Termo de Compromisso do CONANDA, o documento construído pelos(as) adolescentes visa comprometimento dos políticos brasileiros.
encontro, realizado entre 16 e 18 de junho de 2010 em São Luiz (MA), contou com a participação de 11 adolescentes entre eles o jovem Fagner representando a Bahia , alem de Fagner esta presente tambem representates do Ceará, Piauí, Maranhão e Minas Gerais. “Entendemos que o pacto é um caminho para garantir uma educação de qualidade, acesso à saúde, entre outros direitos, para adolescentes e jovens do semiárido brasileiro”, destaca o relatório do encontro.

Entre as recomendações, dirigidas aos governos estaduais e nacional, estão “criar meios para que os adolescentes fiscalizem como está sendo gasto o orçamento público voltado para as crianças e adolescentes do semiárido”; “inserir os direitos fundamentais previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente nos livros didáticos de forma contextualizada, bem como capacitar os professores para a utilização dos mesmos”; “ampliar as ações dos programas que atuam no enfrentamento da exploração sexual e do trabalho infantil”; e “implantação de Observatórios com a participação de crianças e adolescentes com o objetivo de valorizar as idéias e opiniões locais referente às necessidades da criança e do adolescente do município e trazer informações e indicadores da situação de vida dos adolescentes no semiárido”.

Diego Marinello, Assessor de Projetos do IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania), explica que a carta foi inteiramente elaborada pelos(as) adolescentes, “inclusive as vírgulas”, comenta. De acordo com Marinello, a redação do documento foi precedida por oficinas que estimulavam o debate entre o grupo, cabendo à “parte adulta” da organização apenas a mediação dos conflitos que surgiam das discussões.

Com a carta de recomendações redigida, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) será responsável por encaminhar aos(às) candidatos(as) o material.

*Voz dos Adolescentes é um projeto de parceria entre o IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que estimula o protagonismo juvenil nos(as) adolescentes. http://www.vozdosadolescentes.org.br/.


por Raphael Gomes

0 comentários:

Postar um comentário