Entrevista com Fagner Moreira Lima

sábado, 4 de abril de 2015

Pesquisa comprova melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes no semiárido baiano

Dos 14 indicadores de referência pactuados entre o Governo do Estado e a Fundação das Nações Unidas (Unicef) por meio do pacto nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, a Bahia melhorou em 13. Os dados do relatório foram apresentados pelo diretor de pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Armando Castro, na manhã de hoje (26), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan).
O trabalho traz índices positivos, alcançados a partir das ações desenvolvidas pelas organizações integrantes do Comitê do Pacto da Bahia, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a iniciativa monitorou, entre 2011 e 2014, questões relativas à erradicação da pobreza, educação básica, redução da mortalidade infantil, saúde das gestantes, combate ao HIV Aids, à malária e outras doenças, sustentabilidade ambiental e declaração do milênio. De acordo com o diretor da SEI, “a Bahia foi estado que mais se destacou, com taxas de crescimento mais efetivas em relação aos outros estados brasileiros”. Em destaque, o aumento em 31% na matrícula de alunos entre 15 e 17 anos no ensino médio, a redução do índice de mortalidade infantil em 22%, redução em 40% do quantitativo de crianças analfabetas com 8 anos e a redução em 77% de crianças entre 0 a 2 anos com baixo peso. Com o trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional no semiárido, o estudante Fagner Moreira, 19, morador zona sisaleira de Nova Fátima, garante que a iniciativa mudou a sua vida: “ desde os 13 anos acompanho o Pacto, que foi de fundamental importância para a minha vida social, profissional e pessoal. Eu vivi em situação de trabalho infantil, e hoje eu sou universitário, sou protagonista da minha própria história”.
Participaram do lançamento, o chefe de gabinete da SJDHDS, Kivio Dias, a coordenadora da Unicef na Bahia, Helena Oliveira, a coordenadora do Pacto Nacional, Iara Farias,  e representantes das 30 organizações parceiras que compõem o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.
Semiárido - A região semiárida brasileira contabiliza 1.135 municípios distribuídos em nove estados, entre eles Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. A Bahia possui 60% do seu território no semiárido, onde vivem 7,1 mil habitantes. Segundo estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 67,4% das crianças e adolescentes no semiárido brasileiro são afetados pela pobreza, sendo que, na Bahia, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão sem condições indispensáveis para o seu desenvolvimento pleno.
Pacto Nacional - O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido é um compromisso republicano e solidário de todo o Brasil com o desenvolvimento sustentável da região. Na Bahia, o compromisso do Governo do Estado se reflete em ações concretas, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e do Comitê Gestor Estadual do Pacto, e a intensificação de programas e políticas públicas priorizando a população da região, como o programa Água para Todos.
ASCOM/SEDES

0 comentários:

Postar um comentário