Entrevista com Fagner Moreira Lima

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Depoimento de Fagner Moreira Lima publicado no Livro Municipios em Movimento



As Crianças e Adolescentes do Semiárido são protagonistas da sua própria realidade. Lutam por um território mais justo e mais respeitado. Fazendo dessa luta um compromisso de vida, uma meta para alcançar, levando na bagagem o sonho de um dia mudar o mundo e fazer do semiárido um lugar melhor de se viver.
Eu sou um adolescente do Semiárido e sei da importância da minha participação nos movimentos e organizações sociais: lutar por um país mais justo e igualitário. Sinto, no meu dia a dia, a dificuldade de milhares de adolescentes desta região. Mas, apesar de tudo, vejo muitos que, como eu, se preocupam com a sua realidade e vão em busca de seus ideais.
Vivi a minha infância trabalhando, realidade sofrida por muitos adolescentes. Mas, com o apoio  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da família, consegui reverter esta história e hoje participo de  diversas iniciativas de defesa a garantia de direitos humanos de meninos e meninas,crianças e adolescentes do semiárido, da Bahia e do Brasil.
 Participo do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Crianças e Adolescentes do Semiárido, onde tenho atuado e representando os adolescentes do Semiárido baiano. Por meio dele, representei os adolescentes brasileiros no Encontro Internacional de Jovens, o Júnior 8 (J8) , paralelo a reunião de  cúpula do G8, que aconteceu em Roma, Itália em 2009. Lá, fiz o possível para demonstrar os valores dos adolescentes do Semiárido brasileiro.
Nos eventos e demais iniciativas que participo, percebo que estou colaborando para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos Humanos e a Democracia. Ao me engajar na luta social, percebi que minha vida mudou. Passei a ter oportunidades, e, em vez de trabalhar, aprofundei meus conhecimentos e a vontade de lutar  pelos direitos de crianças e adolescentes.
Quando a gente sonha e luta, a gente muda. Quando a gente muda, a gente move. E, quando a gente move, a gente transforma uma realidade, uma sociedade, uma comunidade, um estado, um país. 

 Fagner Moreira Lima , 17 anos , Nova Fátima (BA)


 Depoimento de Fagner Moreira Lima publicado na pagina 22 do Livro Municipios em Movimento, Contribuições para o fortalecimento de politicas públicas para a infancia e a Adolescência no Semiárido. Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

0 comentários:

Postar um comentário