Entrevista com Fagner Moreira Lima

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Brasil: 22 anos sem Chico Mendes

Em 22 de Dezembro de 1988 Calaram a Voz de Chico Mendes, o Grande Líder dos Povos da Floresta.

A Morte de Chico deu um susto na Esperança, mas no últimos anos vimos a resistência dos ideais deste grande político, Chico foi assassinado por causa de suas lutas em favor da Floresta do direito dos trabalhadores a manterem sua Cultura e seu estilo de Vida, estreitamente ligados a existência da Mata.

O que Mendes pregava está impresso nas mentes, corações e ações das pessoas de todo Mundo que continuam sua luta por um mundo mais solidário , mais justo e ambientalmente equilibrado.

Pessoa que demonstrou a importância da consciência Social para os Jovens, e conscientizou milhares de pessoas a entrar de vez na luta Social, o cotidiano dele era questões Sociais , sindicais e do Partido dos Trabalhadores a qual ele foi fundador no Acre, gostava de historias mais sempre falava da luta do movimento e das experiências dele lá fora.

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" Nasceu em Xapuri, 15 de Dezembro de 1944 e faleceu em Xapuri , 22 de Dezembro de 1988 , foi um seringueiro , Sindicalista e Ativista Ambiental Brasileiro. Ele lutava pela preservação da Amazônia e ficou mundialmente conhecido por causa de sua morte.

Chico Mendes, ainda criança, começou seu aprendizado do ofício de seringueiro , acompanhando o pai em excursões pela mata. Só aprendeu a ler aos 19 e 20 anos, já que na maioria dos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades.

Chico esta Eternizado no Coração do Brasil!

0 comentários:

Postar um comentário